Se for para se perder que se perda no Lost On Net

Windows 8: o que esperar da nova aposta da Microsoft ?

Boa Tarde galera !

To aqui no tédio, cheguei na escola, assisti TBBT, F.R.I.E.N.D.S e entrei no twitter da playtv para ver algumas notícias sobre a E3 (vou escrever sobre esse evento mais tarde, hoje está acontecendo o maior evento de jogos do planeta!) e de repente vi a revista Veja twittar algo sobre o Windows 8, por mais que estou um pouco por dentro do assunto, tentei conversar com alguns amigos sobre e vi que vários não sabem muito bem sobre essa nova era da Microsoft que ta chegando. Então vou falar um pouco.

O Windows 8 tem previsão de chegar às lojas em outubro, mas já possui versões testes disponíveis para download. A missão interessante do novo Windows é mesclar às novas tecnologias mais usadas Tablets, Smartphones e Computadores convecionais, para isso a empresa criou a principal vantagem do Windows 8 que é justamente a capacidade de conectar dispositivos com auxílio da interface Metro, especialmente criada para funcionar em dispositivos com telas sensíveis ao toque.

Quem conhece Iphone vai reconhecer essa interface, que aliás está sendo implantada nos novos telefones Nokia graças a uma parceria da Nokia com a Microsoft, para nossa alegria, afinal praticidade é a garantia de um bom aparelho.

O que é essa interface Metro?

É simplesmente a tecnologia dos aplicativos, sensível ao toque o novo sistema windows vai espalhar os programas e tarefas em forma de aplicativos, sim parecido com o Iphone, então esqueça a versão clássica do Windows. Ao ligar o computador, o primeiro impacto vem com essa interface Metro, que disponibiliza widgets e aplicativos que podem ser acionados e configurados de acordo com o gosto do usuário. É possível movimentá-los e até apagá-los. Basta clicar sobre um deles com o botão direito do mouse. O processo é o mesmo para abrir menus no Windows 7, a diferença está no desenho das opções. Fica a critério do usuário tirar e mudar os aplicativos da pagina inicial completamente nova,  obviamente a tela irá se encher, uma barra de rolagem lateral deve aparecer na parte inferior da tela e então o usuário definirá qual vai ser a ordem dos aplicativos com um simples toque. Seria esse o fim do duplo clique? Mais uma questão sobre a nova era que a Microsoft irá impor com o novo sistema na população.

Interface da página inicial do Windows 8

Em primeira impressão algumas pessoas devem achar além de estranho bem limitando o novo sistema, e é aí que quem se destaca são os mais curiosos afinal, explorando a nova interface percebe – se que nas laterais da tela há outras opções por exemplo, no canto inferior esquerdo apresenta uma imagem que sinaliza a volta para a Metro.Ao passar o mouse no canto superior direito da tela, vai descobrir que ali reside o menu de Charms, que é o nome dado pela Microsoft às opções como busca, compartilhamento de conteúdo, configurações e integração com outros dispositivos. Já o canto superior esquerdo da tela apresenta uma lista de todos os aplicativos e documentos abertos. Algo bem prático que pudemos ter uma pequena amostra no Windows 7, afinal ao posicionarmos o mouse encima do navegador de internet por exemplo podemos ver todas as páginas abertas, uma ideia bem prática, ponto para a Microsoft !

   

Já o canto superior esquerdo da tela apresenta uma lista de todos os aplicativos e documentos abertos. Algo bem prático.

Menu de Charms                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

Área de trabalho clássico do Windows.

Basicamente o novo windows usa o sistema Mentro. A Metro é basicamente uma cópia da interface do Windows Phone 7.5, já utilizado em smartphones e tablets. Cada ícone representa uma ferramenta ou aplicativo, que pode ser configurado individualmente.

O Windows 8 parece ser muito mais leve do que seus antecessores. Embora a exigência de recursos seja semelhante à do Windows 7, a companhia afirmou que o novo sistema usa entre 10% e 20% menos memória RAM. Nos testes, ele se comportou bem, com respostas rápidas e consistentes na abertura de programas. Ele também teve bom desempenho ao rodar diversos programas ao mesmo tempo em uma máquina com processador dual-core e 4 GB de RAM (e três anos de uso).

Concluindo, é cedo para dar um veredicto sobre o Windows 8. Com base nessa versão de testes, a Microsoft poderá fazer futuras alterações no sistema, para que ele fique de acordo com o gosto da maioria dos usuários que enviarem suas impressões para a empresa. Existem vários botões de feedback escondidos entre os menus dos aplicativos. Como esperado, alguns itens de hardware ainda não funcionam direito com o programa.

A nova interface é bem interessante e mostra que a empresa está disposta a mudar radicalmente seus produtos para promover a integração com outros dispositivos. Para muitas pessoas, principalmente aquelas acostumadas com o modelo clássico de janelas do Windows, a Metro pode parecer alienígena. A falta de indicações de menus, mesmo em uma versão beta, não agrada. Após descobrir a localização de cada um, a navegação vira uma questão de costume.

As animações da tela dão sensação de vida aos elementos, o que, a princípio, parece bom. Só o uso estendido vai dizer se as imagens e textos rodando são excessivos.

Trocar o Vista pelo Windows 7 foi um belo passo para a Microsoft. Mas o Windows 8, com seus poderes de integração, pode marcar uma nova era para a empresa, que passou muito tempo ignorando o mercado de dispositivos móveis, hoje dominado por rivais como Apple e Google. Tudo vai depender da adaptação do usuário.

Resultado? Vale testar, mas só se você tiver um computador livre ou uma partição extra para fazer a instalação – o que é indicado para pessoas com bom conhecimento em tecnologia.

Faça aqui do download do http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/download?ocid=W_MSC_W8P_DevCenter_MetroApps_EN-US (por sua conta e risco).

Enfim é isso e que venha o Windows 8 ! aliás de que vemos muitos fãs de tecnologia aderindo mais a outros sistemas como Linux o Windows e a Microsoft ainda tem muito poder no mercado tecnológico.

Créditos revista VEJA: http://veja.abril.com.br/blog/tech/curiosidades/windows-8-pode-abrir-nova-e-bem-sucedida-era-para-microsoft/

Abração, Adelber !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s