Se for para se perder que se perda no Lost On Net

Joystick: a arma da diversão

Salve galera ! Tudo tranquilo?
Eu to beleza, aqui no sabadão assistindo um documentário velho do U2: Battle e Hum, relaxado e postando.

Todo mundo que joga vídeo-game, independente de qual for o console ás vezes nem para para pensar de onde eles surgiram, mas hoje vou falar sobre o Joystick (popularmente conhecido como ”manete”) do playstation. 

O primeiro console da Sony foi lançado em 03 de Dezembro de 1994 no Japão e de lá aos dias atuais, muita coisa mudou, o console evoluiu muito, hoje é possível jogar online, usar Joysticks sem fios, memória interna para jogos e Saves além de ser um dos mais modernos e populares do mundo. Segundo a Wikipedia, o Joystick do PlayStation tem o design inspirado no SNES (grande SNES!). 

E foi em 1996 que a Sony lançou um novo Joystick que viria a se tornar padrão: o DualShock, que introduzia duas mini-alavancas analógicas (chamado por aqui somente de analógico) além de um sistema de rumble  onde o controle treme em resposta aos jogos (popular sistema vibratório). Com o controle de movimentos nos analógicos, o direcional digital ficou aberto para exercer mais funções nos jogos e os jogos se tornando cada vez mais interessantes do decorrer do tempo. Bom, mas qual é o significado dos tradicionais botões do Joystick do PlayStation?  Quem respondeu essa pergunda foi Goto Teiyu, um dos designers do PlayStation 1: ”O triângulo simboliza o ponto de vista, eu quis representar como um endereço ou uma cabeça.  O quadrado representa um pedaço de papel que identifica menus ou documentos. O círculo e X representa um sim e não, respectivamente.”

Em minha análise ele quiz dizer que usou o triângulo como um ponto superior, o quadrado um ponto de identificação. Já o círculo e o X, seria a resposta rápida, a decisão, o sim (por exemplo Sim eu quero esse personagem!) ou o não (aperte o círculo e você volta ao menu).


Curiosidade: Quem já comprou jogos de origem asiática, já deve ter percebido que os botões círcul
o e X mudam de função de acordo com os orientais, isso porque na Ásia alguns países são assim, não é a toa que os mangás são lidos de trás para frente né? 
Quem nunca foi selecionar o personagem do jogo com o X e acabou voltando ao menu inicial, eu sei, eu sei é a hora de dizer FUUUUUU sempre acontece :) 
Mas é isso aí, um viva pra esses 4 símbolos tão importantes para vida dos Gamers e VIDA LONGA ao Playstation !

Abração ! ADM Adelber 

                         Botão triangulo Botão X Botão bola Botão quadrado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s